terça-feira, 3 de junho de 2014

Alimentação Saudável para o seu Bebê




As necessidades nutricionais dos bebês são completamente asseguradas pelo leite materno ou através de fórmulas especiais de leite fortificado em ferro até atingirem os seis meses de idade. Hoje em dia, é aceite pela comunidade científica internacional que a alimentação mais saudável para um bebé até aos seis meses é o leite materno, reunindo todos os elementos essenciais para a nutrição do bebê e o desenvolvimento e crescimento até essa idade.
O seu pediatra pode-lhe contudo recomendar um suplemento de vitamina D, caso o seu bebê seja alimentado exclusivamente com o leite materno. Por volta dos quatro até aos seis meses, os bebês começam a observar e imitar os hábitos alimentares dos pais e outros adultos com quem estabelecem contacto regularmente. Nesta altura, o bebê pode estar já preparado para acrescentar alimentos complementares ao leite materno.
Naturalmente que os pais, avós ou outros responsáveis pela alimentação do bebé têm dúvidas sobre questões fundamentais: Quando está o bebê preparado para alimentos sólidos? Quais os alimentos que devem ser incluídos e quais os mais saudáveis? Que quantidade é suficiente?
Este guia fornece as diretrizes gerais para a introdução dos bebês aos alimentos sólidos, bem como algumas dicas para que as refeições decorram da forma mais segura possível. Tome em consideração que cada bebê é um ser individual, e que pode estar preparado para alimentos diferentes com base na sua idade, necessidades nutricionais, de desenvolvimento ou outros factores. Consulte sempre um técnico especialista em saúde, preferencialmente um pediatra, para conselhos específicos de alimentação saudável para o seu bebê.

Porque devo esperar que o meu bebé tenha entre quatro e seis meses de idade para que possa alimentá-lo com sólidos?
● O seu bebê obtém todos os nutrientes que necessita para o desenvolvimento a partir do leite materno ou através de leite especial fortificado com ferro para bebés até aos primeiros quatro/seis meses de vida.
● O risco do bebê ter uma reacção alérgica aos alimentos é menor a partir dessa idade, sendo preferível esperar até então para introduzir sólidos, especialmente se existe um historial de alergias na família.
● O seu bebê não está preparado para digerir outros alimentos além do leite materno ou leite para bebés fortificado até aos quatro/seis meses.
● O sono do bebê perde qualidade com o acréscimo de alimentos sólidos antes dessa idade.
● O risco do seu bebê sufocar com alimentos sólidos é maior nos quatro/seis meses de vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário